Se o seu público-alvo ainda não o conhece, provavelmente está na fase de atenção. Nesta fase, ao trabalhar com uma estratégia no Facebook Ads, é importante que você se apresente de maneira acessível e explique seu produto ou serviço sem ser agressivo.
Assim sendo, tente nomear pontos problemáticos que o seu produto resolve. Em outras palavras, sugira seu produto ou serviço como uma solução para o problema do seu público-alvo.
Deste modo, quando seus potenciais clientes visualizam seu produto em seu site, visualizam seus canais de mídia social ou olham em volta na sua página do Facebook, provavelmente estão na próxima fase: Interesse. Portanto, nesta fase, eles têm algum interesse no seu produto.
Nesta fase, é importante que você construa momentos de contato através do redirecionamento. O público personalizado e o pixel do Facebook Ads ajudam enormemente nisso.
Com a ajuda desses recursos do Facebook, você pode colocar os visitantes em um grupo e usá-los como direcionamento para os anúncios.
Quanto maior o nível de interesse que o grupo-alvo possui atualmente, maior a probabilidade de eles terem tempo para ler os anúncios com mais cuidado.
Isso significa que você pode usar mais texto para explicar seu produto. Para isso, acima de tudo, tente se comunicar em benefícios. Você quer saber mais sobre como usar o Facebook Ads em seu funil de vendas? Se sim, então, confira o nosso artigo de hoje!
Facebook Ads: Definindo o funil na publicidade no Facebook
Uma boa maneira de garantir que as pessoas conheçam seu produto ou serviço de maneira natural é através de uma estratégia de anúncios no Facebook Ads. Assim sendo, uma estratégia bem estruturada garante que:
- As pessoas conhecem você primeiro (apresente-se);
- Você interage com seu público-alvo;
- Você faz uma oferta para convencê-los sobre uma promoção
Para isso, uma estratégia de anúncios no Facebook Ads, de qualquer forma, deve ser baseada no modelo AIDA:
- Atenção
- Interesse
- Desejo
- Ação
O poder do canal vem do número de momentos de contato que você cria com seu público-alvo antes de fazer uma oferta. É claro que você ajusta os anúncios em seu funil à mensagem que se encaixa na fase em que seu visitante em potencial está.
Assim sendo, embora o Facebook não tenha uma função padrão literalmente chamada de “funil”, não é difícil configurar um funil no Facebook Ads. Certamente não quando você mantém o modelo da AIDA em mente. Para isso, você organiza seu funil da seguinte maneira:
· Fase de Atenção
Escolha um público-alvo de grande interesse ou um público parecido de todos que compraram nos últimos 14 dias. Verifique se esse grupo-alvo é amplo o suficiente. Quanto maior, melhor.
O Facebook pode encontrar grandes quantidades de pessoas interessadas acima da média dentro de um grupo-alvo interessado, quando ele é muito pequeno. Isso aumentará apenas a frequência (com que frequência uma pessoa vê o mesmo anúncio).
Neste sentido, teste diferentes formatos de anúncio e diferentes canais para ver de onde vêm os cliques mais relevantes. O objetivo deste anúncio não é vender, mas apresentar as pessoas ao seu produto ou serviço. Portanto, escolha o engajamento como objetivo.
· Fase de Interesse
As pessoas que você deseja alcançar com esses anúncios já devem conhecer seu produto ou serviço. Caso contrário, os anúncios não funcionarão. Portanto, escolha os grupos-alvo que interagiram com sua marca ou produto.
Para isso, pense no grupo-alvo ajustado: Pessoas que visualizaram um produto, mas não compraram, ou pessoas que interagiram com sua postagem ou anúncios via Facebook Ads.
Como essas pessoas demonstraram interesse em seus produtos ou serviços, vídeos, anúncios dinâmicos de produtos e imagens funcionam bem. Os melhores formatos de anúncio funcionais aqui também dependem do tipo de produto que você comercializa.
Você tem uma grande loja virtual com muitos produtos? Em seguida, use os anúncios dinâmicos do produto. Como resultado, as pessoas sempre veem o produto com o qual entraram em contato antes.
Vale destacar ainda, que, nesta fase, é importante que você não inunde as pessoas com muitos anúncios. Portanto, como otimização de anúncios, escolha alcance e não conversões.
Você quer que as pessoas passem da fase de interesse para a fase de desejo o mais rápido possível. Neste sentido, é importante que a frequência não seja muito alta.
Se você escolher conversões em um grupo-alvo relativamente pequeno, o Facebook segmentará apenas uma pequena parte do grupo-alvo. Você não quer isso, é claro, uma vez que todos neste grupo-alvo já demonstraram algum tipo de interesse.
Assim sendo, escolha “otimização e exibição” para o intervalo e não para conversões. Como meta de conversão para seus anúncios, inicie a finalização da compra.
Deste modo, o Facebook pesquisará automaticamente pessoas com probabilidade de adicionar algo ao carrinho de compras ou checkout. Por fim, você precisa de um público completo de pessoas que tenham exibido esse comportamento em seu site para a próxima etapa: O desejo.
· Fase de Desejo e Ação
Nesta fase você segmenta pessoas que estão prestes a comprar. Isso significa que agora você pode segmentar um pouco mais agressivamente. A frequência pode aumentar melhor nesta fase. A estratégia é vender ou dizer adeus.
Assim sendo, escolha o destino para este anúncio, compra e otimização e exiba para conversões. Como formatos de anúncio, você escolhe formatos com os quais pode exibir rapidamente um conteúdo curto e baseado em ações.
· Orçamentos de publicidade no Facebook Ads
Invista mais na fase em que a chance de compra é maior. Frequentemente mantemos as seguintes porcentagens em uma estratégia de anúncios no Facebook Ads:
- Fase de atenção: 20%
- Fase de interesse: 30%
- Fase de desejo e ação: 50%
E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o Facebook Ads, então, continue em nosso site e confira muito mais!
Deixe um comentário